sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

10 motivos que me fazem amar Harry Potter


Olá pessoal, eu resolvi aproveitar que estou relendo a Saga Harry Potter para fazer uma lista dos motivos pelo qual eu sou louca por esses livros. Acontece que esses livros mesmo que por meio de metáforas acrescentou muito em minha vida e eu sou inteiramente grata a J.K. Rowling por isso. Então, lá vamos nós.


1 - J.K. Rowling: "Não tenha pena dos mortos e sim dos vivos, principalmente daqueles que vivem sem amor." 
Sim, o primeiro motivo pelo qual eu amo Harry Potter é a escritora e sua história, a sintonia que há entre a autora e a estória é incrivel, e embora eu tenha conhecido Harry Potter antes de conhecer a J.K. eu sei que se ela não tivesse vivido o que viveu, com certeza Harry Potter não seria essa grande metáfora da vida da autora. 
"Qual a razão de estar vivo, se você não tenta fazer as coisas melhorarem, mesmo?"

2 - Puro-sangue, aqui não: Acredito que J.K. tenha feito um excelente trabalho ao representar os preconceitos que as pessoas sofrem por serem diferentes de algum jeito ou de outro. Ao criar Lord Voldemort com sua ânsia por se tornar parte de um mundo bruxo onde apenas puro-sangues vivem, J.K. trás de volta um figura histórica que assim como Voldemort também queria "limpar" a humanidade. Adolf Hitler e suas atrocidades, foram muito bem representadas por Rowling.

3 - Expectrum Patronum:  Os livros são cheios de metáforas mas para mim a mais marcante, sem dúvida, é os dementadores, figuras que possuem a forma da morte, que se alimentam da felicidade alheia, e deixam suas vitimas, a beira da morte em escuridão sem fim. Alguém já passou por isso? Rowling deu algumas entrevistas afirmando que realmente os dementadores representavam a época na vida dela em que ela caiu em depressão e quando as crises atacavam o melhor remédio era o chocolate e as memórias felizes, assim como nos livros. 

4 - Poção do Amor: "Afinal, aquilo que amamos, sempre será parte de nós." 
Harry Potter com certeza não entra na categoria de grandes romances, com direito a muitas lágrimas e beijos, mas Harry Potter com certeza soube muito bem ensinar o poder do amor, Harry, Rony e Hermione eram sim grande bruxos, não tiraremos seus méritos, mas desde o inicio, o que salvara Harry foi o amor, foi assim, do primeiro ao último livro. Harry tinha seus amigos que o amavam e seus pais que mesmo mortos deixaram como herança seu amor e J.K. foi excelente em deixar claro que Voldemort não conheceu o  amor, por ser fruto de uma relação causada por uma poção do amor e não amor verdadeiro, e por isso fora sempre derrotado.

5 - Riddikulos : "O espirito sem limites é o maior tesouro do homem." 
Essa e outras citações do livro são ótimos exemplos do quanto Harry Potter nos instiga a ser corajosos e enfrentar nosso bicho-papão todos os dias. O que seria do Harry sem a coragem? 

6 - Hogwarts: "Não existe o bem e o mal, só existe o poder, e aqueles que são incapazes de consegui-lo." 
É incrível como os personagens da saga representam muito algumas qualidades e defeitos, e por isso são divididos de acordo com isso, são quase como se esses substantivos tivessem ganhado vida, por exemplo, a bondade da Luna, a lealdade de Dobby e até a inveja de Draco. J.K. conseguiu passar para o leitor muito bem essa personificação de sentimentos sem ao menos citá-los.

7 - Lumos Maxima: "Pode-se encontrar felicidade, mesmo nas horas mais sombrias, se lembrarmos de aceder a luz."
Enquanto houver esperança, nenhuma batalha está perdida. Harry e seus amigos foram muito felizes em nos passar essa mensagem.

8 - Luna Lovegood:  "Se você quer saber como um homem é, veja como ele trata os inferiores, e não os seus iguais."
Acho que essa frase nem precisa de maiores complementos. 

9 - Magia: "Naturalmente está acontecendo dentro da sua cabeça,mas por que é que isto deveria significar que não é verdadeiro?"
Não importa no que acreditamos, ou quais são nossos sonhos, desde que coloquemos nosso coração nisso, vai ser real, mesmo que só por um tempo.

 10 - O Conto dos Três irmãos: "Acolheu a Morte como uma velha amiga, e foi com ela satisfeito e, como iguais, abandonaram esta vida."
J.K. trabalhou muito bem sobre o que significa realmente a morte. Quando li pela primeira vez eu era muito nova e com certeza, os livros mudaram a imagem de uma caveira vestida de preto para uma amiga, que na hora certa, chegará para todos. 


Por esses e mais um monte de motivos, Harry Potter conquistou meu coração, eu li a série pela primeira vez quando tinha uns doze anos e me lembro de ficar repensando sobre algumas frases por horas, com certeza, teve influencia em quem eu sou hoje, e isso eu só tenho a agradecer a mulher incrível que é a J.K. que pôs seu coração junto com algumas confissões e mudou a vida de bilhões de pessoas. ALWAYS <3



Nenhum comentário: